Disrupção da Gestão e Tecnologias

Disrupção da Gestão e Tecnologias

26 de Junho, 2019 0 Por Sandra

As tecnologias digitais são ferramentas, que proporcionam aos colaboradores maior produtividade e desempenho profissional. Permitem uma conexão a nível global e de fácil acesso. É crucial as empresas adaptarem os seus negócios ao mundo digital e tornarem-se mais competitivas e crescendo de forma sustentada. Este processo tem em conta plataformas de automatização, facilitando o processo e recursos, redução de custo e uma melhor satisfação dos clientes.

Como será o futuro?
 
Apesar do futuro ser digital para muitas empresas, não é fácil desenvolver competências digitais nas atividades da organização, nos colaboradores, na cultura organizacional, bem como na execução da estrutura dos objetivos digitais. Um estudo anual de 2016 da “Alinear a la organização para el futuro digital”, realizado pela Escola de negócios do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Deloitte, revela que apesar de mais de 90% dos líderes de empresas acreditarem que a sua indústria se verá amplamente afetada pelas tecnologias digitais, apenas 44% considera que está corretamente preparado para enfrentar a disrupção ou seja, o processo pelo qual uma empresa com poucos recursos é capaz de desafiar com sucesso as empresas estabelecidas.

Metodologia usada nesta pesquisa.

Como o objetivo de avaliar a importância da gestão disruptiva atual e observar as dificuldades da implementação deste processo procedeu-se a um levantamento de artigos e estudos, os quais foram analisados de forma empírica, para que futuramente se possa cocriar uma estratégia de gestão e marketing digital disruptiva.

Gestão disruptiva?

As empresas tradicionais aperfeiçoam os seus produtos e serviços, indo ao encontro dos clientes mais exigentes e abonados, enquanto empresas com mentalidade inovadora e visão de oportunidade investem nos dois segmentos de mercado: o de menor custo por aquisição e o de novos clientes. A disrupção surge quando essas empresas se focam na satisfação desses consumidores com um produto com qualidade e a um preço baixo em relação à concorrência, criando nichos até então inexistentes, nas diferentes áreas de negócios.
Contudo, é relevante saber avaliar o tempo certo “um aspeto é a habilidade de prever com precisão o que os clientes desejam antes que seja tarde demais. Ou seja, agir antes que seja óbvio que você precisa fazer aquilo”, mas muitas empresas falham por receio de prejudicar o core business. As inovações disruptivas criam necessidades, novos mercados e reestruturam os que já existem.
O processo da inovação disruptiva passa por quatro etapas: Detetável, Claro, Inevitável e Normalizável. A fase inicial deste processo passa despercebida aos concorrentes, razão pela qual é necessária uma visão do futuro muito boa na gestão empresarial, tendo líderes disruptivos para estruturar uma sequência de iniciativas. Entender o desafio de recolocar os recursos dos antigos para os novos empreendimentos, e encaminhar estes de forma díspar e por vezes separada dos antigos. Adaptar passa a ser um processo de contínua disrupção para os negócios digitais.

Marketing Digital Inboud como motor de diferenciação no mercado?
O marketing também teve que se adaptar ao digital. As novas ferramentas digitais conduzem à melhor experiência do cliente, nomeadamente o marketing digital inbound, ajuda a empresa a: Atrair – visitantes certos através de websites, blogs, redes sociais entre outros; Converter – o visitante faculta um dado em troca de mais informação e passa a ser uma lead; Fechar – a lead solicita uma demonstração e vê o preço e faz a compra ficando cliente; Encantar – vai continuar a alimentar este cliente com mais informação relevante para ele. Por sua vez o inbound vendas centra-se no seguinte processo: Consciência – identifica e conecta a persona; Consideração – informação mais aprofundada; Decisão – aconselhamento e análise do preço. E também o inbound de compra unificado na descoberta, reconhecimento, consideração e decisão.
Estes processos são acompanhados de métricas que ajudam a parametrizar os métodos a adotar, perante cada situação. Existe ainda a possibilidade de usar uma estratégia de marketing automático e administrar todos os processos para captação de uma gestão de leads na internet.
É possível ajustar algumas metodologias usadas para o planeamento do marketing inbound, inbound vendas e inbound de compras no processo de inovação disruptivo, para que se possa adequar cada processo de inovação às diferentes abordagens estratégicas, das empresas num mercado em transformação.
A disrupção digital mantém uma infraestrutura na cloud, elevados investimentos de risco em startups, multiplicando as oportunidades disruptivas. A disrupção das empresas portuguesas deve ser potenciada para que estas se inovem de forma eficiente.

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