Trabalhar as Soft Skills

Trabalhar as Soft Skills

17 de Junho, 2019 0 Por Sandra

 

Trabalhar as soft skills é um dos desafios para este novo mercado de trabalho, onde o profissional de sucesso está sempre em busca de conhecimento e formação contínua, não só nas habilidades técnicas Hard Skills como nas comportamentais Soft Skills.
As Soft Skills são habilidades que nascem de acordo com a maturidade de cada indivíduo, sua cultura, educação, crenças, a forma como se relaciona e interage em sociedade, os relacionamentos no âmbito organizacional correlacionados com a produtividade em grupo. Não é fácil avaliar as soft skills, é necessário ter um olhar atento e a sensibilidade certa para as identificar, pois estas resultam da nossa experiência de vida.
Nos tempos que correm, estas competências são pré-requisitos nos processos seletivos de grandes empresas, e quanto mais desenvolvidas e modernas as organizações forem, mais os indivíduos necessitam de trabalhar estas habilidades subjetivas.  Para trabalhar as Soft Skills deve ter-se em consideração o foco na integração das mesmas dentro da cultura organizacional. A valorização da equipe, a forma de comunicar e de refletir sobre o desempenho das funções em grupo e a abertura à empatia devem fazer parte da cultura organizacional, que a suporta e leva a que se trabalhe as Soft Skills profissionais, não descorando que devem trabalhar uma Soft Skills de cada vez e só depois, desta estar bem trabalhada e enraizada é que se passa para a próxima. É importante salientar que, estas competências devem ser trabalhadas tanto individualmente, como em equipe e como a nível organizacional.
Segundo Robert Half, algumas sugestões para trabalhar as seguintes Soft Skills:

  1. Pensamento criativo

Pensar em mais do que uma solução sem ser a primeira que surja. Praticar algumas tarefas que exijam mais do seu cérebro, como a escrita e leitura diária e atividades como sudoku ou xadrez. Obterá resultados a longo prazo, com este tipo de exercícios ativará várias áreas do cérebro e aumentará o número de conexões entre os neurónios.

  1. Comunicação eficiente

Em primeiro lugar saber falar de si mesmo e saber fazer a sua apresentação pessoal, ou seja, o seu Pitch Pessoal. Sempre que, seja possível pratique a sua oratória com amigos e peça o feedbeck para que possa melhorar independente mente da formação que tenha não receie se errar. Quando surgir a oportunidade de se apresentar em público, ou explicar alguma tarefa do seu trabalho para alguém, faça isso. Com a prática vai aperfeiçoando o discurso e a postura.

  1. Pensamento crítico

Segundo Sir Oliver Wendell Holmes: “A mente que se abre para uma nova ideia não volta mais ao seu tamanho original.” Ser pró-ativo é trabalhar para que as coisas aconteçam e não ficar à espera que elas surjam. Desafie-se a si próprio com novas metas e objetivos, onde obterá mais conhecimento e reflexão.

  1. Negociação

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, na Berkeley Haass School of Business, negociação é uma das soft skills que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Com a prática e dedicação todos podem adquirir esta competência com sucesso.

  1. Gestão de pessoas e trabalho em equipe

Ter a capacidade de saber trabalhar com diferentes personalidades de todos os níveis.  Será necessário   enriquecer-se de habilidades de comunicação verbal e de linguagem corporal. Criar um método de distribuição de tarefas, ajustado a cada perfil de colaborador.  Mantenha um caráter e integridade para gerar a confiança. Com o tempo este comportamento vai impactar na forma como todos juntos trabalham.

  1. Inteligência emocional

Saber  os seus pontos fortes e os pontos a melhorar, aprender a dizer não, dominar as emoções, analisar as emoções e caráter de outras pessoas, não se ofender e caso ocorra, não guardar rancor, conseguir se desligar de pessoas tóxicas, saber ouvir e prestar atenção aos que têm grande impacto na sua vida profissional. Uma referência de peso nesta área é Daniel Goleman autor do livro “Inteligência Emocional”.

  1. Gestão do tempo

Analisar a rotina e estabelecer prioridades, criar a própria rotina e fazer a sua validação, faça listas, de tudo o que funcionar a nível organizacional. A curto prazo vai otimizar tempo de produtividade. Realizar primeiro as coisas mais importantes.
Considerações finais
Nesta nova era é fundamental, continuar o nosso desenvolvimento pessoal para que as Soft Skills fiquem ainda mais refinadas.
Para que uma mudança interna aconteça, só é possível se existir uma vontade real de que ela aconteça. Tanto os líderes como os gestores necessitam se saber se vale apenas o investimento, antes de qualquer diligência. Para que se possa aumentar o desempenho de toda a equipe é necessário que todos os membros estejam cientes disso e focados nessa evolução, caso contrário não haverá retorno desse esforço e do investimento. É relevante a consciência de cada pessoa em relação às suas Soft Skills e quais necessitam trabalhar, isto para que a evolução da organização esteja alinhada com a dos colaboradores e ambos remem para a mesma meta.

Seguir nas redes sociais


Facebook


Linkedin