Novas competências no mercado de trabalho

Novas competências no mercado de trabalho

14 de Junho, 2019 0 Por Sandra

O mercado de trabalho, a cada ano que passa, está mais competitivo, com novas especializações, novos pré-requisitos para preencher as ofertas de emprego. Há cerca de dez anos atrás a competição no mercado de trabalho era menor e centrava-se num bom currículo, com pós-graduações, MBA, mestrados, intercâmbios entre outras especializações gerando valor ao profissional. Atualmente estas competências designadas por Hard Skills são importantes, mas por si só não são suficientes. Neste momento, o recrutamento para as diferentes áreas de trabalho procura profissionais dotados também das competências conhecidas por Soft Skills.
Diferença entre Hard e Soft Skills.
O que são Hard Skills?
As hard skills são competências técnicas, que vêm mencionadas nos currículos. São aptidões que podem ser ensinadas e mensuráveis, tal como o uso de ferramentas e conhecimentos profissionais, sendo desenvolvidas em treinos corporativos para melhorar a qualificação profissional.

O que são Soft Skills?
As soft skills são competências intrínsecas de cada indivíduo, assim como os traços de personalidade, habilidades sociais e de comunicação, interligadas com as capacidades mentais e emocionais. A forma como nos relacionamos e interagimos com as pessoas, como esta interação interfere nos relacionamentos no ambiente de trabalho, na sua produtividade em equipe e também a nível pessoal. Algumas destas habilidades, estão relacionadas com as experiências, cultura e educação de cada pessoa, entre outros fatores.   As soft skills, não são habilidades simples de serem adquiridas ou ensinadas, sendo difíceis de avaliar e classificar: de que forma se avalia a capacidade de empatia de uma pessoa? Estas competências são subjetivas, mas relevantes para o dia a dia, dentro e fora do ambiente de trabalho, numa empresa. Consideram-se fulcrais para garantir um emprego, pois melhoram o desempenho no trabalho e as perspetivas de futuro profissional. Segundo o psicólogo Daniel Goleman, as soft skills são “traços e comportamentos que caracterizam os nossos relacionamentos com outros.”
Soft Skills relevantes no futuro:

  1. Pensamento Crítico

É uma das soft skills mais importantes para o trabalho, centra-se na capacidade de pensar sobre as diversas ações a tomar, as suas consequências e qual a solução mais eficaz. O colaborador ao realizar a tarefa, deve questionar resultados e as suas consequências

  1. Criatividade

Esta habilidade é muito apreciada em todos os campos. Um profissional criativo, encontra formas inovadoras de solucionar problemas. Ajudando as empresas no seu desenvolvimento e competitividade.

  1. Coordenação com outros

Uma coordenação eficaz e colaborativa é necessária para que exista partilha de responsabilidades, organização e cumprimento de prazos e resultados, facilitando deste modo o desenvolvimento de equipas coesas e com elevado equilíbrio emocional. Essa habilidade abre caminho para outras habilidades importantes, como a gestão de pessoas, a liderança e a comunicação eficaz.

  1. Negociação

É uma qualidade diferenciadora no mundo empresarial sendo uma vantagem competitiva importante, no mercado de trabalho.

  1. Inteligência emocional

A Inteligência emocional é importante e indispensável. É o reconhecimento de sentimentos ou emoções em si e nos outros, saber geri-los, direcioná-los para se automotivar e aplicá-los nas várias relações que desenvolve. Quando bem geridas estas quatro habilidades, é provável que atinja os objetivos e seja produtivo, ou seja, um profissional de sucesso, segundo o psicólogo Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência Emocional” e professor em Harvard. Segundo Cláudio Fernández-Aráoz, conselheiro sénior da empresa de headhunting, considera “QI garante seu emprego, inteligência emocional garante sua promoção e a falta de inteligência emocional fará com que você seja demitido.”

  1. Resiliência

Considera-se uma das qualidades mais valorizadas num profissional, uma vez que a pessoa resiliente mantém o foco e a concentração nas soluções quando surgem situações desfavoráveis e contrariedades e é capaz de lidar com o insucesso e busca uma estratégia para vencer, sem perder a motivação.

  1. Relação Interpessoal

As empresas são espelho dos seus colaboradores. Assim, quanto melhor for a relação dos cooperantes de uma organização, mais produtiva será a sua convivência. Um bom ambiente de trabalho proporciona, conhecimento, respeito mútuo, levando a um maior desempenho individual e a um trabalho em equipe rentável.

  1. Flexibilidade Cognitiva

Atualmente dá-se primazia à capacidade de adaptação a diferentes situações e projetos no trabalho. O mercado de trabalho está em constante reinvenção e reestruturação, com novos concorrentes, novas demandas e exigências. Os colaboradores devem saber se adaptar a estes cenários, adquirindo novos conhecimentos e tornando-se mais flexíveis.

  1. Potencial de Aprendizagem

Saber aprender com os erros, manter uma mente aberta para crescer diariamente no trabalho, obter e procurar cada vez mais conhecimento. O trabalho está em constante mutação é necessário ter profissionais pró-ativos.

  1. Capacidade de Comunicação

A valorização de uma comunicação eficaz, tem por base ouvir atentamente e comunicar de forma clara, criando assim, uma rede de contactos abrangente, estabelecer e manter relações profícuas e positivas, influenciando as pessoas e vender as suas ideias, projetos, produtos e serviços.

  1. Gestão de Trabalho

Vivemos numa economia acelerada onde a gestão do tempo é crucial. A gestão do tempo é uma competência-chave no mundo do trabalho. É imperioso que os profissionais saibam definir metas, estabelecer prioridades, planear o tempo e organizar o trabalho afim de atingir os resultados a que se propuseram ou até mesmos superiores.

Conclusão
Todas estas soft skills trarão foco, engajamento, motivação e produtividade. É fundamental que as gerações de profissionais se adaptem às novas exigências do mercado.
Presentemente as soft skills são muito solicitadas por empresas e, quanto mais modernas e desenvolvidas as organizações forem ficando, mais os colaboradores precisarão dessas competências não-técnicas.
As soft skills são relevantes para qualquer profissional de diferentes áreas, segundo o especialista Daniel Goleman considera que: “Conforme estruturas organizacionais evoluem e a globalização acelera, essas soft skills serão mais cruciais que nunca”.
“Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média”.
Este especialista elucida a juventude para a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho, nas capacidades que ela envolve.
As soft skills podem ser desenvolvidas e melhoradas, mas exigem muita vontade e esforço de cada um de nós.

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