Mindset/Configuração da Mente

Mindset/Configuração da Mente

18 de Julho, 2019 0 Por Sandra


Qual o seu significado?

“Mindset” um conceito desenvolvido ao longo das últimas décadas por Carol Dweck professora de psicologia Universidade de Standfor, especialista em sucesso e motivação. No seu livro “Mindset – A nova Psicologia do sucesso” fala sobre o poder que as crenças e visões do mundo têm sobre a vida pessoal e profissional. Ficamos marcados pelas experiências que vivemos na infância, pelos padrões da nossa família, pelas pessoas com quem convivemos e assim, construímos o nosso modo de ver e agir no mundo, o nosso mindset. A maneira como vemos as nossas capacidades têm efeito imediato nos nossos resultados, bem como a forma de pensar vai nos dar motivos para continuar ou desistir.
Segundo Dweck mindset é a forma como nos tornamos otimistas ou pessimistas, como definimos as nossas metas, a relação que temos com o trabalho, as relações sociais, a maneira como educamos os nossos rebentos, ou seja, como encaramos as diferentes situações na nossa vida.  Entende-se por mindset um conjunto de crenças, e a forma como interpretamos conceitos como o sucesso, dinheiro, felicidade, etc.
Fazendo uma analogia entre o ser humano e um computador, em que o hardoware se equipara ao cérebro e a mente ao software. A nossa mente possui vários softwares, alguns bons que estão coordenados com os nossos objetivos e outros que se encontram fora de prazo. De tempos a tempos é bom fazer um upgrade para eliminar alguns, atualizar outros e instalar novos.
Muitos dos empreendedores acreditam piamente nos seus talentos e habilidades, podem estes evoluir se forem pacientes, focados, dedicados, este perfil obterá sucesso, pois procuram constantemente colmatar os seus pontos fracos e aumentando cada vez mais os seus conhecimentos. Estes empreendedores são considerados como tendo uma mentalidade de mudança, um mindset.

Metodologia da pesquisa deste texto
Com a finalidade de compreender esta problemática procedeu-se a um levantamento de artigos e estudos na internet, os quais foram analisados de forma empírica, para que possamos trabalhar de forma positiva a nossa mente e alcançar os nossos sonhos, objetivos e sermos felizes.
Para a autora existem dois tipos de mindset: fixo e o de crescimento/progressivo
Tanto o mindset fixo como o de crescimento são uma mescla presente no ser humano, mediante a situação, por vezes uma mais evidente que a outra, levando sempre a comportamentos diferentes como:  o desistir, perseverar, sorrir, chorar e entender os limites ou manifestar o seu desagrado com a vida.

Mentalidade Fixa
 
Entende-se por mentalidade fixa como sendo capacidades e dons que nascem com a pessoa, os quais não podem ser desenvolvidos ao longo do tempo. Por norma eles depreendem que a inteligência deles está sendo colocada à prova a todo o momento e se sentem inseguros em relação a isso. Por esta situação ser recorrente, torna-se um obstáculo para a aquisição de novos conhecimentos e até mesmo para falhas, considerando que não estão à altura de novas aprendizagens.
Em ambas as situações profissionais como pessoais, quem apresenta um perfil com uma mentalidade mais fixa evidencia mais pensamentos negativos e com maior propensão a ficar estagnado e desmotivado diante de situações complexas e fora do vulgar. A nível profissional é fácil identificar estas pessoas, basta permanecer atento a quem não aceita fazer funções diferentes do habitual, os que não querem aprender novos conceitos, que sempre pedem a opinião dos outros e os que fogem de grandes responsabilidades com receio de não conseguir trabalhá-las da forma mais correta. Mas também, são aqueles indivíduos que são capazes de passar muitas horas a estudar ou a ler, mas não o admitem, dando a entender que esta capacidade de aprendizagem é nata e não desenvolvida.

Mentalidade de Crescimento/progressiva
 
Por outro lado, temos a mentalidade progressiva ou de crescimento, que considera que os seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que seja persistente, paciente e focado. Estas pessoas têm uma maior predisposição para transformar as dificuldades em oportunidades e se desenvolverem mais. Encara as falhas como uma oportunidade de aprendizagem. Considera relevante retirar os pontos positivos dessa situação e solucionar os negativos.  Este perfil de profissionais atinge com maior eficácia o sucesso, pois procuram vencer os seus pontos fracos e melhorar os seus conhecimentos diariamente.  No local de trabalho podemos identificar estes colaboradores, sempre que aceitem novas responsabilidades, estudando e se atualizando e não se desmotivando com as falhas. Contudo sempre que falha procura analisar todos os passos dados para entender a razão dessa falha.

Por exemplo num processo de seleção é recorrente observar um perfil de mente fixa sempre que se coloca um problema difícil para resolver, e este tenta fugir à solução, por outro lado o perfil que apresenta uma solução mesmo que não seja a mais acertada é provável que tenha mente de crescimento.

Mentalidade de crescimento/progressiva apresenta 5 etapas:

1. Desafie seu cérebro

Receba e observe conteúdos e informações dos mais diversos meios. Alternar as formas de estudo pode ajudar a estimular o cérebro nos diferentes pontos. Se criar um mapa mental com os novos ensinamentos, ajuda o cérebro a criar ligações com ideias que não estão relacionadas, podendo assim, avaliar o seu conhecimento.

2. Pense criticamente

Para tal é necessário ler vários autores que abordem o mesmo tema, e que por vezes apresentam visões diferentes. Mantenha anotações dos seus pensamentos e análises sobre assuntos específicos, elaborando resumos, exercitando a escrita e averiguando as alternativas de pontos de vista, para encontrar a própria linha de pensamento.

3. Trabalhe em Equipe

O trabalho em equipe, dá oportunidade de partilharmos os nossos pensamentos e conhecimentos. Ao mesmo tempo torná-los mais ricos com diferentes pontos de vista, podendo assim, desenvolver e criar novas vertentes destes.

4. Aprenda a aprender

Os erros devem ser vistos como uma oportunidade para evoluir mais e melhor sobre determinado assunto. Os ensinamentos ficam mais sedimentados através da tentativa e erro. É importante que sejamos persistentes, pacientes e que se acredite, porque na vida real erramos nas mais diversas áreas.

5. Seja positivo

Sempre que se aperceber que por qualquer razão está a entrar no padrão da mentalidade fixa (desalento, passividade), elucide a sua mente sobre a relevância do pensamento positivo, para o alcance dos seus objetivos. Faça uma reflexão mental sobre: ” desistir ou ir em frente com força e coragem?” E qual destas duas situações é mais gratificante e enriquecedora para si próprio.

Considerações finais
Mindset – A nova psicologia do sucessoDweck demonstra que a configuração da mente não é apenas um traço de personalidade, mas sim a atitude mental, a forma como lidamos com a vida. Ela menciona como o sucesso pode ser uma consequência dos nossos comportamentos em relação a determinadas ocasiões, tanto de ordem profissional como de ordem pessoal.
Na vida real é necessário ter sonhos e objetivos, independentemente da altura em que estejamos na vida, é essencial foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. É fundamental também trabalhar a nossa resiliência, para que possamos ultrapassar as dificuldades com mais leveza, mantendo-nos focados no objetivo inicial. E assim, evoluímos com os erros e seguimos em frente, mais fortes e assertivos com o nosso conhecimento sedimentado rumando ao desconhecido.
O desejo pelo conhecimento, aumenta as nossas capacidades, e a qualquer momento podemos mudar, alterando o percurso da nossa história. Todos nós temos a capacidade de fazer diferente. É crucial acreditarmos em nos próprios.

Seguir nas redes sociais


Facebook


Linkedin